O Mix Endurance Cup 2023 será um campeonato realizado no jogo Assetto Corsa Competizione na plataforma Xbox Series e será formado por corridas do tipo Endurance de 3 horas de duração com troca de pilotos (2 pilotos por carro), distribuídos em times de pilotos de categorias diferentes.
Algumas provas terão grid invertido com base na classificação da prova anterior, dessa forma, não haverá classificação nestas etapas. Times que por ventura não tenham participado da prova anterior serão posicionados no fundo do grid, de acordo com a posição inversa desses times no campeonato (piores na frente e melhores atrás).
O campeonato será apenas de carros da classe GT3 e os pilotos serão divididos em categorias AM e PRO.
Será uma corrida por mês, sempre aos domingos, pela manhã.
As pontuações obtidas no campeonato contarão pontos para a carteira de pilotos da liga parceira do Multitap Racing, a Race Fans, sendo as seguintes:
Campeão – 500pts
2º lugar – 400pts
3º lugar – 300pts
4º lugar – 200pts
5º lugar – 100pts
Campeão – 250pts
2º lugar – 200pts
3º lugar – 150pts
4º lugar – 100pts
5º lugar – 50pts
Como dito acima, ainda no formulário de inscrição, o piloto deverá enviar um print do melhor tempo válido de volta no circuito de Spa-Francorchamps, com qualquer carro da categoria GT3 disponível no jogo, conforme print abaixo:
No print deverá aparecer visivelmente o tempo da volta. Ele será utilizado para posicionar o piloto na categoria correspondente, de acordo com seu tempo de volta.
Caso a inscrição não contenha todas as informações acima ou seja feita com as configurações erradas, ela não será considerada.
As inscrições são limitadas a 60 pilotos (30 para a categoria PRO e 30 para a categoria AM).
Será criado um grupo no Telegram com os pilotos que tiverem inscrição válida para facilitar a comunicação e informações durante o campeonato.
O campeonato será dividido em 2 categorias de pilotos: AM e PRO.
AM – será o campeonato disputado por todos os pilotos inscritos na categoria AM
PRO – será o campeonato disputado por todos os pilotos inscritos na categoria PRO
Ao fim do campeonato, haverá três campeões:
A direção do campeonato organizará os pilotos inscritos em cada categoria e informará a todos no grupo do Telegram que será criado para o campeonato até o dia 21/5/2023.
Após o período de inscrição, o Mix Endurance Cup 2023 contará com um período de pré-temporada que contará com um evento no dia: 22/5/2023, às 22h.
O evento da pré-temporada terá treino livre de 15 minutos, qualify de 15 minutos e corrida de 1 hora de duração para os novatos e pilotos sem equipe.
A administração divulgará os pilotos aptos a participarem do evento até o dia 21/5/2023, divulgando também a categoria de cada piloto inscrito.
Neste evento, um representante de cada equipe inscrita no campeonato poderá participar como espectador para poder avaliar os pilotos que estarão disponíveis no Draft.
O Draft para escolha dos pilotos novatos e sem equipes acontecerá ao vivo, no dia 29/5/2023, às 22h, com um mediador e um representante de cada equipe inscrita no campeonato.
Os pilotos novatos e sem equipes que participaram dos testes de pré-temporada ficarão disponíveis em um board para que as equipes escolham.
As equipes escolherão os pilotos alternadamente, em formato Snake (ordem normal e ordem inversa de escolhas a cada round completo), em ordem que será realizada por sorteio ao vivo, no dia do Draft, até que os pilotos novatos e sem equipe disponíveis se esgotem.
A participação no Draft é obrigatória para cada equipe inscrita, a fim de formar todos os times para o desenvolvimento do campeonato.
IMPORTANTE: A formação dos times só terá efeitos para fins do campeonato, ficando a cargo das equipes aceitar definitivamente ou não os pilotos para outras competições.
Cada equipe deverá ficar responsável por formar quantos times quiser de até 4 pilotos e comunicar à administração, até o dia 4/6/2023, os seguintes itens:
Estes carros serão os carros com que aquele time disputará o campeonato. Caso o número já tenha sido escolhido por outra equipe, será estipulado ao carro o próximo número subsequente disponível.
Por exemplo:
Para cada etapa do campeonato, as equipes precisarão formar duas (2) duplas em cada time com os pilotos da equipe inscritos no campeonato mais os pilotos que foram selecionados no Draft.
Cada dupla de um time deve conter um piloto da categoria PRO e um da AM e pelo menos um time da equipe deve conter um piloto recrutado no Draft.
As equipes podem montar as duplas de pilotos dentro de seus times à vontade, a fim de atender as exigências para as etapas, desde que obedeçam a regra acima estabelecida e que aquele time corra com um dos carros para o qual está estabelecido.
Ex: um piloto que correu pela MR 1 na primeira etapa pode compor uma das duplas da MR 2 na segunda etapa.
Equipes com número ímpar de pilotos devem deixar 1 piloto na reserva a cada etapa. Este piloto pode ser titular na etapa seguinte, de acordo com o desejo da equipe.
Nos casos de equipes que tenham uma quantidade maior de pilotos em uma categoria e, por isso, não consigam formar as duplas dos times com um piloto PRO e um AM, a administração do campeonato fará o balanceamento das categorias para essa equipe.
Ex: MR possui 6 pilotos PRO e 2 AM. Nesse caso a administração do campeonato descerá os 2 pilotos PRO com pior tempo de inscrição para a categoria AM, a fim de equilibrar e proporcionar a formação das duplas dentro da equipe.
Até a quinta-feira anterior a cada etapa, as equipes devem enviar para os organizadores do campeonato a formação das duplas dentro dos times para aquela etapa em questão, obedecendo as regras estabelecidas acima.
Alterações nas duplas podem ser feitas até às 23h59 da sexta-feira anterior à etapa.
É permitida 1 troca de carro por time sem punição. A partir da segunda troca de carro, todos os pilotos do time em questão perdem 5 pontos em suas respectivas tabelas de classificação, por troca efetuada.
O Mix Endurance Cup ACC 2023 será realizado no servidor da equipe MR (Multitap Racing) e a senha será informada no grupo do Telegram e no briefing da etapa, no dia da corrida.
No dia das etapas, o servidor será resetado com as configurações oficiais de corrida no horário especificado de cada sessão.
O clima utilizado para a sessão será de acordo com o clima real no local em que a corrida ocorrer, utilizando como parâmetro os sites de previsão de tempo disponíveis na Internet, 24 horas antes da corrida. Caso o local real em que a corrida for ocorrer esteja em condições impraticáveis o servidor será configurado com parâmetros estipulados pelos administradores e informados à comunidade.
As etapas terão início aos domingos, pela manhã, seguindo os horários informados na sessão Calendário, Horários reais e virtuais.
Em caso de desconexão geral, o servidor será reiniciado da seguinte forma:
Caso 1: Desconexão geral depois de 50% da prova decorrida, a corrida será dada como encerrada tendo os resultados validados no momento em que a desconexão ocorreu.
Caso 2: Desconexão geral antes de 50% da prova decorrida o servidor será configurado com uma sessão de classificação de 5 minutos + 50% do tempo de prova original. Neste caso serão somados os resultados da primeira parte com os resultados da segunda parte, chegando assim ao resultado final.
Serão considerados casos de desconexão geral quando 50% + 1 do grid apresentar problemas no mesmo momento da prova. Casos de um piloto/time específico apresentar desconexão a corrida seguirá normalmente.
Os pilotos/times que apresentarem desconexão ou fechamento inesperado do jogo deverão voltar ao servidor assim que possível, caso contrário será configurado como DNF (não terminou).
Em caso de o servidor apresentar configuração de pit stop diferente do estipulado pela administração (devido a falhas de programação) o piloto deverá seguir o que está sendo apresentado no servidor dentro do evento.
O piloto/dupla que se sentir prejudicado por algum lance durante a prova deverá procurar o administrador responsável pela comissão disciplinar e enviar, via Telegram, pelo privado, em formato de vídeo, o fato ocorrido em sua totalidade, até às 12h da segunda-feira seguinte à prova. Os vídeos devem ser da função replay do jogo e deverão ser enviados em 3 formatos:
Pedidos de análises que não atenderem o requisito não serão levados para a comissão.
A administração comunicará todos os pilotos, por meio do grupo do Telegram, após o término do prazo de envio, qualquer caso que tenha sido protocolado para análise. O piloto/dupla que for acusado, tem até às 12h da terça-feira seguinte à etapa para enviar a sua defesa.
Se desejarem, a acusação e defesa podem gravar os vídeos com narração, descrevendo os motivos do porque acreditam que deve existir punição ou não.
Os casos serão analisados por uma comissão externa, isenta e composta por pilotos e comissários que não fazem parte do campeonato direta ou indiretamente.
Os resultados das análises serão comunicados, para todo o grupo, por meio do Telegram, até as 23h59 da quarta-feira seguinte à etapa.
As punições cabíveis serão as seguintes:
O piloto que receber uma punição no campeonato, independente do teor da punição, se estiver envolvido em um segundo incidente, seja na mesma corrida ou em uma seguinte, já responderá imediatamente por Média e assim por diante.
Um piloto poderá responder diretamente por punição Média ou Pesada mesmo sem ter sido punido anteriormente com uma Leve de acordo com a natureza do incidente em que está sendo julgado.
Se o lance em que o piloto estiver envolvido apresentar clara atitude antidesportiva a fim de prejudicar outros pilotos, a administração irá julgar o caso entre os administradores e o piloto envolvido poderá ser excluído do campeonato e da comunidade definitivamente.
Discussões e xingamentos não serão aceitos sob nenhuma circunstância. Os pilotos envolvidos, em um primeiro momento, poderão ser advertidos e em caso de repetição, excluídos dos grupos de comunicação do campeonato e punidos da forma que a direção achar adequada, até mesmo com exclusão do campeonato.
A comissão disciplinar não irá alterar as punições aplicadas pelo jogo.
Responsável pela comissão disciplinar:
Bruno Castaldini
Serão as punições aplicadas aos pilotos nas seguintes situações:
O time que abandonar a corrida (sair do servidor e não retornar) ou não terminar a prova pelo motivo que for (não aparecer a bandeira quadriculada ao lado do nome) será configurado como OUT e não receberá pontuação.
Sinalização de bandeira azul a pilotos retardatários ou de categorias diferentes devem ser respeitadas pelos mesmos.
Caso um piloto receba bandeira azul deverá abrir passagem ao piloto mais rápido em local seguro e que não coloque em risco a corrida de ambos. Piloto retardatário que demore mais de 1 volta para o fazer poderá ser punido pela direção de prova.
OBS: o piloto retardatário deverá abrir passagem aos líderes mesmo que esteja em disputa de posição com outro piloto.
O Mix Endurance Cup ACC 2023 terá o seguinte sistema de pontuação, por categoria, por prova:
1º – 40pts
2º – 37pts
3º – 34pts
4º – 31pts
5º – 30pts
6º – 29pts
7º – 28pts
8º – 27pts
9º – 26pts
10º – 25pts
11º – 22pts
12º – 21pts
13º – 20pts
14º – 19pts
15º – 18pts
16º – 17pts
17º – 16pts
18º – 15pts
19º – 14pts
20º – 13pts
21º – 10pts
22º – 9pts
23º – 8pts
24º – 7pts
25º – 6pts
26º – 5pts
27º – 4pts
28º – 3pts
29º – 2pts
30º – 1pt
1º – 40pts
2º – 37pts
3º – 34pts
4º – 31pts
5º – 30pts
6º – 29pts
7º – 28pts
8º – 27pts
9º – 26pts
10º – 25pts
11º – 22pts
12º – 21pts
13º – 20pts
14º – 19pts
15º – 18pts
16º – 17pts
17º – 16pts
18º – 15pts
19º – 14pts
20º – 13pts
21º – 10pts
22º – 9pts
23º – 8pts
24º – 7pts
25º – 6pts
26º – 5pts
27º – 4pts
28º – 3pts
29º – 2pts
30º – 1pt
Após a 6ª etapa será descartado o pior resultado do piloto (em pontos) entre a 1ª e 6ª etapas. A 7ª etapa (última) não será considerada para fins de descarte. Suspensões e punições não serão consideradas como descarte.
Haverá a seguinte pontuação para os 5 primeiros colocados no grid de largada, por categoria:
Os critérios de desempate para definição de posição das tabelas serão:
E assim sucessivamente
* Horários reais são horários de Brasília (BRT)
1ª Etapa: Spa-Francorchamps – Endurance 3h
Data: 11/06/2023
Horários reais:
Treino Livre: 7h (90 minutos)
Classificação: 8h30 (30 minutos)
Corrida: 9h (180 minutos)
Horários virtuais:
Treino Livre: Dia 1 – 10h (multiplicador 1X)
Classificação: Dia 2 – 15h (multiplicador 1x)
Corrida: Dia 3 – 11h (multiplicador 1x)
2ª Etapa: Mount Panorama – Endurance 3h
Data: 30/07/2023
Horários reais:
Treino Livre: 7h (90 minutos)
Classificação: 8h30 (30 minutos)
Corrida: 9h (180 minutos)
Horários virtuais:
Treino Livre: Dia 1 – 8h (multiplicador 2X)
Classificação: Dia 2 – 9h (multiplicador 2x)
Corrida: Dia 3 – 14h (multiplicador 2x)
3ª Etapa: Silverstone – Endurance 3h com grid invertido
Data: 27/08/2023
Horários reais:
Treino Livre: 7h (120 minutos)
Corrida: 9h (180 minutos)
Horários virtuais:
Treino Livre: Dia 1 – 12h (multiplicador 3X)
Corrida: Dia 3 – 15h (multiplicador 3x)
4ª Etapa: Kyalami – Endurance de 3h
Data: 24/09/2023
Horários reais:
Treino Livre: 7h (90 minutos)
Classificação: 8h30 (30 minutos)
Corrida: 9h (180 minutos)
Horários virtuais:
Treino Livre: Dia 1 – 14h (multiplicador 1X)
Classificação: Dia 2 – 10h (multiplicador 1x)
Corrida: Dia 3 – 6h (multiplicador 1x)
5ª Etapa: Donington Park – Endurance de 3h com grid invertido
Data: 29/10/2023
Horários reais:
Treino Livre: 7h (120 minutos)
Corrida: 9h (180 minutos)
Horários virtuais:
Treino Livre: Dia 1 – 8h (multiplicador 2X)
Corrida: Dia 3 – 17h (multiplicador 2x)
6ª Etapa: Paul Ricard – Endurance 3h
Data: 19/11/2023
Horários reais:
Treino Livre: 7h (90 minutos)
Classificação: 8h30 (30 minutos)
Corrida: 9h (180 minutos)
Horários virtuais:
Treino Livre: Dia 1 – 16h (multiplicador 3X)
Classificação: Dia 2 – 12h (multiplicador 3x)
Corrida: Dia 3 – 6h (multiplicador 3x)
7ª Etapa: Suzuka – Endurance de 3h
Data: 3/12/2023
Horários reais:
Treino Livre: 7h (90 minutos)
Classificação: 8h30 (30 minutos)
Corrida: 9h (180 minutos)
Horários virtuais:
Treino Livre: Dia 1 – 8h (multiplicador 6X)
Classificação: Dia 2 – 9h (multiplicador 6x)
Corrida: Dia 3 – 8h (multiplicador 6x)
O regulamento da Mix Endurance Cup 2023 também está disponível para download no formato PDF. Para fazer o download clique no botão abaixo.
Tem alguma dúvida ou comentário que gostaria de compartilhar com a gente?
Fique a vontade para enviar uma mensagem e em breve vamos te retornar o contato.
Nos vemos nas pistas!
Tem alguma dúvida ou comentário que gostaria de compartilhar com a gente?
Fique a vontade para enviar uma mensagem e em breve vamos te retornar o contato.
Nos vemos nas pistas!
Multitap Racing© 2023 | Todos os direitos reservados
Multitap Racing© 2023
Todos os direitos reservados